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Paulo Mendes Silva

No início de minha carreira, atuei por mais de 10 anos como professor na Escola Estadual Professor Paulo Mendes Silva. Uma experiência fundamental, que me proporcionou grande lastro na consciência sobre o valor da educação pública. A partir dos contatos com colegas educadores e alunos, me envolvi com grande entusiasmo na luta em favor da qualidade da escola pública paulista.

Foram anos intensos, que me trouxeram grande alegria, com a consolidação de amizades duradouras e atuais, tanto com colegas de profissão, como com alunos e alunas. Realizamos eventos os mais diversificados, na área cultural, como festivais de música, debates sobre temas de interesse público abertos à comunidade. A relação interpessoal, mesmo que perpassada pelas diferenças e as experiências de cada um, sempre se pautou pelo respeito e pelo reconhecimento mútuo.

A escola deixou como legado, ao menos a partir daquele período entre a segunda metade dos anos 80 e metade dos anos 90, a oferta de muitas lideranças sociais, políticas e acadêmicas. Vários educadores que ali atuaram, hoje são professores universitários com titulação de doutor e que trabalham em universidades federais ou privadas. Grande parte dos alunos, hoje formados, atua como profissional liberal em diversas áreas profissionais e alguns deles se constituíram como lideranças políticas regionais. É o caso de três dos atuais coordenadores municipais da estrutura da prefeitura de Jundiaí. Reinaldo Fernandes, coordenador de políticas públicas para pessoas com deficiência; professora Marilza Barnabé, coordenadora de políticas públicas para as mulheres e Vanderlei Natalino Victorino, assessor especial do gabinete do prefeito para as coordenadorias. Os três fazem parte de uma geração que abraçou a luta dos educadores em favor de uma escola pública de qualidade e sempre atuaram, tanto nos seus movimentos específicos, como no movimento em defesa da escola pública. Para felicidade minha, foram meus alunos e são pessoas de quem me orgulho de ter como amigos.

Acompanhei nas redes sociais as fotos das comemorações dos 80 anos da escola, nos últimos dias. Fiquei feliz com a vitalidade ainda presente, nos esforços dos profissionais docentes e gestores daquela unidade escolar. Minhas lembranças daquele período são doces e ternas, porque me sinto filho, de alguma forma, daquele espaço tão acolhedor em que trabalhei e onde atuei com modéstia. E os frutos permanecem, já que hoje me deparo, surpreendentemente, na universidade, com filhos e filhas de antigos alunos daquela escola. Sinto-me recompensado pelo trabalho árduo e, estando já em processo de aposentadoria, creio que tudo valeu à pena.

Sobre José Renato Polli

Filósofo, Historiador e Pedagogo. Doutor em Educação (FEUSP). Pós-doutor em Educação (FE-UNICAMP), Pós-doutor em Estudos Interdisciplinares (CEIS20-Universidade de Coimbra). Atualmente é Professor Adjunto Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Sorocaba e Professor Colaborador junto ao Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Escolar (GEPHEES), da Universidade Sorocaba. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (PAIDEIA) e Editor Adjunto da Revista Filosofia e Educação (ambos da Faculdade de Educação da Unicamp). Editor responsável pela Editora Fibra e Consultor Educacional. Autor de 32 livros nas áreas de Filosofia, História e Educação, crônicas e literatura infanto-juvenil.

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