Nascimento
- 02.06.1962
- até 1963
- até 1966
- 1966 a 1968
- 1968 a 1970
- 1970
Nascimento, no hospital São Vicente de Paula à 1h30
Residência na rua Fortunato Mori, na casa de minha avó materna, Rosa Cassiano Spina.
Residência na rua 14 de Dezembro, na Vila Joana. Nascimento de minha irmã, Cristina, em 24 de dezembro.
Residência na rua João Scabin, no bairro do Vianelo
Residência na rua Barretos, 8, no bairro do Vianelo. Início dos estudos primários no Sesi da antiga Vigorelli.
Mudança em definitivo, com meus pais, para a rua Mário de Andrade, no Jardim Rio Branco. Continuação dos estudos primários no Grupo Escolar Cecília Rolemberg Porto Guelli.
A partir da década de 70
- 1973
- 1974
- 1975
- 1976
- 1977
- 1978
Escolha como aluno-símbolo do Ginásio Estadual Prof. Adoniro Ladeira, umas das artimanhas da ditadura para amansar os espíritos. Neste ano faleceram meu primo Admilson Fróes e um colega de classe, Odair Lombardi.
Participação no Festival de Música do Ginásio Estadual prof. Adoniro Ladeira. Venci esse Festival com um samba canção, com apenas 12 anos de idade. Havia um conjunto acompanhando os participantes. Na época eu ainda não tocava nenhum instrumento.
Participação na comunidade adolescente JUBINHA, na paróquia Santa Teresinha. Primeira reprovação escolar.
Ingresso na comunidade de jovens JUBA, na Paróquia Santa Teresinha e início da aprendizagem do violão. Entre 1976 e 1982 atuei no movimento de jovens da diocese de Jundiaí. Primeiras aproximações com o trabalho na Loja Excelsior, de meu tio Adão Spina. Nascimento de meu irmão, Fernando, em 14 de Setembro. Militância no movimento de jovens católicos até 1982.
Primeiro emprego formal no Escritório de Contabilidade Rosário, como office boy. Segundo emprego formal, como contínuo, no Banco Real. Segunda reprovação escolar.
Formatura do Ginásio, na Escola Estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli. Primeira demissão, no Banco Real, ambiente carregado e autoritário, típico dos idos da ditadura militar.
Final de 70 e começo de 80
- 1979
- 1980
- 1981
- 1982
- 1983
- 1984
Ingresso no Ensino Médio no Colégio Técnico de Jundiaí, atual ETEVAV. Desemprego. Terceira reprovação escolar.
Desemprego e alistamento militar. Início e desistência da primeira série do Ensino Médio no CTJ.
Matrícula no Ensino Médio na Rede Estadual e posterior desistência, na Escola Estadual Ana Pinto Duarte Paes. Ingresso no Banco América do Sul.
Participação na comissão de organização dos Encontros Independentes de Juventude da Diocese de Jundiaí.
Ensino Médio nas Escolas Padre Anchieta. Membro da 1ª. Coordenação diocesana da Pastoral da Juventude
Término do Ensino Médio. Saída do Banco América do Sul.
Meados de 80 até início dos anos 90
- 1985
- 1986
- 1987
- 1989
- 1990
- 1991
Ingresso no Seminário Diocesano de Jundiaí. Desistência no mesmo ano. Membro da 2ª. Coordenação diocesana da Pastoral da Juventude. Formação do grupo Musical Sol na Vidraça, tendo participado de dezenas de festivais de MPB e apresentações locais nas festas da Uva e do Morango até o ano de 1995. Participação no Encontro Mundial de Jovens em Roma, Itália. Membro da UBRAJE – União Brasileira de Jovens Ecumênicos.
Ingresso na Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas. Ingresso no Banco Geral do Comércio. Ingresso na empresa Ermeto S/A. Membro da Comissão Estadual de Jovens do Regional SUL I da CNBB.
Participação na elaboração da revista do Centro Acadêmico de Filosofia da PUC-Campinas.
Término do curso de Filosofia na PUC-Campinas.
Início do Mestrado em Ética na PUC-Campinas e ingresso na carreira docente na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
Ingresso definitivo na carreira docente, desistência do emprego na empresa Ermeto e desistência do Mestrado em Ética. Início da militância sindical na APEOESP, tendo sido dirigente regional e estadual até o ano 2000.
Anos 90
- 1992
- 1993
- 1994
- 1995
- 1996
- 1997
Ingresso no Mestrado em História Social na PUC-SP. Membro do Grupo de estudos em Igreja e Movimentos Sociais da PUC-SP.
Participação no Encontro Nacional de História Oral – ANPUH. Participação no XVII Simpósio Nacional de História – ANPUH. Pesquisador bolsista do CNPQ.
Professor de História no Colégio São Vicente de Paula.
Término do Mestrado em História Social. Ingresso como professor de História no Ensino Fundamental das Escolas Padre Anchieta. Participação na II Conferência Geral de História da Igreja na América Latina e no Caribe – CEHILA.
Ingresso como professor no Centro Universitário Padre Anchieta. Membro fundador do CEPEDOJ – Centro de Pesquisa e Documentação de Jundiaí.
Ingresso como professor de História e Sociologia no Colégio Paulo Freire.
Término dos anos 90 e início dos anos 2000
- 1998
- 1999
- 2000
- 2001
- 2002
- 2004
Ingresso na Faculdade de Pedagogia da Unifia.
Aluno ouvinte na pós-graduação em educação na UNICAMP. Morte do meu amigo Fernando César Floriano. Término da graduação em Pedagogia. Nascimento de minha sobrinha e afilhada Beatriz Crivelari Polli.
Aluno ouvinte na pós-graduação em educação na UNICAMP. Falecimento de minha mãe, Eva Spina Polli, no dia 02 de dezembro.
Participação e aprovação no processo seletivo para o doutorado em Educação na USP. Ingresso como professor no Centro Universitário Assunção, em São Paulo.
Início do doutorado na USP. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação da FEUSP-ANPED.
Saída do Centro Universitário Assunção.
Os anos 2000
- 2005
- 2006
- 2007
- 2008
- 2009
- 2010
Ingresso na função de diretor do Colégio Paulo Freire.
Defesa de tese de doutorado em 14 de agosto.
Publicação do livro Retratos da Sala de Aula.
Publicação do livro Educar e Aprender. Publicação do livro Paulo Freire: o educador da esperança. Segunda edição do livro Retratos da Sala de Aula. Publicação do livro Conhecimento, ética e educação.
Ingresso como professor na Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista. Publicação do livro Construindo saberes.
Tornei-me membro do conselho Editorial da Editora In House.
Dias atuais
- 2011
- 2012
- 2013
- 2014
- 2015
- 2016
- 2017
Saída da faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista. Publicação do livro Sonhos de Juventude. Publicação do livro Educação para a vida toda.
Deixei o Colégio Paulo Freire. Publicação do livro 20 anos depois. Publicação do livro Filosofia em Pedaços. Publicação do livro Leo, Francisco e Jesus. Publicação do livro Do etéreo ao imanente. Publicação do Livre Freire, Habermas e o horizonte da emancipação.
Tornei-me Assessor Especial Educacional na Prefeitura de Jundiaí. Publiquei dois novos livros e reeditei meu primeiro livro individual. Publicação do livro Paulinho gostava de ler e escrever. Publicação do livro Habermas: agir comunicativo e ética do discurso. Publicação da segunda edição do livro Paulo Freire: o educador da esperança. Publicação da segunda edição do livro Freire, Habermas e o horizonte da emancipação.
Colaboração na publicação de dois livros, um de Sidnei Ferreira de Vares sobre Durkheim e um de literatura de Gilberto Begiato. Chegada dos sobrinhos João Vitor e Pedro Henrique, gêmeos.
Tornei-me Secretário de Educação de Jundiaí
Publicação dos Livros “Democracia em tempos de conservadorismo” (organizado com Sidnei Ferreira de Vares), “Filósofo pra quê” e “Eu já sei ler”, pela Editora In House.
Saída do Centro Universitário Padre Anchieta. Tornei-me pesquisador de pós-doutorado em Filosofia de Educação junto ao Grupo PAIDEIA, da Faculdade de Educação da Unicamp.